- objetivo geral.
Um projeto de mobiliário ou linha para uma residência popular do Bairro Alvorada em Araguari- MG.
- objetivo específico.
Concretizar um projeto de mobiliário para habitação popular. Seu desenvolvimento será adequado a realidade de uma família em específico. Guiadas pela compreensão dos usuários, seu comportamento e sentimentos em relação à moradia.
- Usuários.
Para um melhor conhecimento dos usuários, da forma que se davam os hábitos e como eram realizadas as tarefas, uma pesquisa de caso foi realizada. A então pesquisa guiou a escolha da família a ser analisada e realizada a então proposta do mobiliário. A família que aqui será trabalhada como objeto de estudos será a de um casal e quatro filhos.
- detalhes específicos.
Uma pesquisa acerca do objeto de estudo foi necessária para a então concepção do conhecimento das habitações populares. A fonte foi o bairro Alvorada, localizado na cidade de Araguari - MG. Um questionário capacitou o conhecimento das necessidades e problemas dos ambientes e dimensões que envolvem a moradia.
Neste, pergunta como e onde eram realizadas as tarefas, hábitos e privacidade. Que auxiliaram para uma identificação dos problemas. Segue em anexo o questionário aplicado á família.
1. residência.
A família é composta por seis integrantes, o casal, dois meninos e duas meninas. As maioria das tarefas são realizadas na sala, estas envolvem os estudos, assistir televisão, comer, escutar rádio e convivência.
Em um quarto dormem o casal, e no outro os quatro filhos, dois em um beliche e dois em uma cama.
O banheiro é único para todos os habitantes desta residência, a dimensão modesta e a falta de mobiliário adequado não proporcionam qualidade.
A cozinha esta integrada com a sala, e a dona diz que falta estocagem para mantimentos e eletros.
O local para lavar as roupas, esta localizado na área externa da casa, onde foi necessária uma pequena reforma, a prolongação do telhado permite sombra neste ambiente.
O quintal da casa é utilizado como área de lazer nos finais de semana.
Figura 02: Sofas robustos, pouca estocagem.
Figura 03: Cozinha, mesa com seis cadeira, não ha espaço.
Figura 04: Pia - utensílios sem estocagem
Figura 05: Quarto casal
Figura 07: Quarto Crianças, um beliche para as crianças maiores e uma casa para as crianças menores.
Figura 08: Quarto Crianças- Espaço de circulaçao pequeno entre as camas.
Figura 09: Quarto Crianças- estocagem pequena para as crianças. Falta de espaço.
Figura 10: Quintal- area lavanderia, pouco espaço e falta de estocagem para materiais de limpeza.
Figura 11: Banheiro com azulejo, mas ausência de estocagem.
[O foco do projeto é a realização de uma adequação do ambiente habitacional às necessidades específicas desta família, trabalhado de forma ergonômica o ambiente adequado para dormir, comer, cozinhar, estudar e higiene. Conectando design, materiais e sustentabilidade.]