Comments Off

Materiais Sustentáveis/ Ecológicos.


.


MADEIRA LAMINADA

 Tábuas de espessura fina, com até 25mm, coladas sobrepostas umas as outras. A idéia vem de 1905 e pertence ao engenheiro alemão Otto Hetzer. A resistência à flexão e à compressão axial aumentam consideravelmente em relação a madeira natural.
O processo é simples: a madeira é cortada em forma de tábuas, seca em estufa, tratada ou não, aplainada, colada e então prensada geralmente na forma de vigas.







Madeira Laminada - Características
Aplicação:
Vigas estruturais para construção civil ou peças para mobiliário
Dimensões:
Pode vencer grandes vãos com até dezenas de metros
Bitolas:
Sob-medida, conforme a necessidade
Observações:
Leve, resistente e flexível


COMPENSADO MULTILAMINADO
 Madeira laminada compensada, ou contraplacados, é obtida pela colagem de peças de lâminas de madeira retiradas em um torno, como se fosse uma bobina de papel sendo desenrolada ou de uma laminadora que retira as lâminas em camadas. As lâminas são cortadas em guilhotinas em tamanhos padronizados e sobrepostas de modo que as fibras fiquem orientadas em sentido perpendicular umas as outras. O número de camadas é sempre ímpar.
O método foi patenteado em 1886 por Witikowski, mas o processo de recobrir a madeira já era conhecido desde o antigo Egito. A grande vantagem da madeira compensada é a diminuição das variações dimensionais causadas pela retratibilidade, ideal para móveis.
A resistência do laminado compensado depende da espécie de madeira utilizada, do tipo de cola, número de lâminas e espessura de cada uma. Na construção civil é muito ulitizado para confecção de fôrmas para concreto e telhados.
O Compensado Naval, no qual as lâminas são unidas com cola fenólica ou à prova d'àgua, se aplica bem, como sugere o nome, à fabricação de barcos e em mobiliário em locais sujeitos à grande umidade.
Compensado Multilaminado - Características
Aplicação:
Indústria moveleira, construção civil e naval
Dimensões:
110x220, 122x244, 160x220, 160x250 e outras
Bitolas:
4, 6, 10, 12, 15, 18 e 25mm e outras
Observações:
Leve, resistente, flexível e moldável


COMPENSADO SARRAFEADO

 No compensado sarrafeado, seu miolo é formado de diversos sarrafos de madeira dispostos um ao lado do outro, revestidos por lâminas em ambas as faces do painel. Existe também o Compensado Multi-Sarrafeado, no lugar dos sarrafos maciços em seu interior leva lâminas de aproximadamente 3mm coladas dispostas perpendicularmente à superfície da chapa, fazendo um miolo bem compacto e mais resistente ao empenamento. É considerada mais estável mas é pequena a sua disponibilidade no mercado.



Compensado Sarrafeado - Características
Aplicação:
Indústria moveleira
Dimensões:
160x250 e outras
Bitolas:
15, 18 e 25mm
Observações:
Leve, resistente e excelente performance na fixação de parafusos. Mais estável que o multilaminado.


AGLOMERADO

 São painéis de partículas de madeira de eucalipto ou pinus impregnados com resinas sintéticas submetidas ao calor e pressão. Disponível sem revestimento e nos revestimentos em Baixa Pressão (BP) e em lâmina celulósica Finish Foil (FF), os painéis de aglomerado oferecem versatilidade de cores, diversos padrões decorativos e excelente performance físico-mecânica.
Apresentam excelente estabilidade dimensional e alto nível de desempenho, resistindo ao empenamento. Sem veios ou nós, permite corte e usinagem em qualquer direção.
Estes painéis são muito utilizados com matéria-prima para a indústria moveleira para a produção de móveis residenciais populares, de escritórios, gabinetes de banheiro, copas e cozinha, racks e estantes. Nos últimos anos tem sido frequente a sua substituição pelo MDP e pelo MDF.
Aglomerado - Características
Aplicação:
Indústria moveleira
Dimensões:
185x275cm
Bitolas:
8, 10, 12, 15 e 18mm
Observações:
Ótima estabilidade dimensional, resistente ao empenamento. Boa relação custo/benefício. Baixa resistência à umidade.


MDF
 O “Medium Density Fiberboard”, em português a designação é placa de fibra de madeira de média densidade. É fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. O material é moldado em painéis lisos sob alta temperatura e pressão. Para a obtenção das fibras, a madeira é cortada em pequenos cavacos que, em seguida, são triturados por equipamentos denominados desfibradores.
Produto relativamente recente, foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, chegou à Europa, quando passou a ser produzido na antiga República Democrática Alemã e, posteriormente em 1977, foi introduzido na Europa Ocidental através da Espanha. No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de 1997.
MDF - Características
Aplicação:
Indústria moveleira e artesanato
Dimensões:
185x275cm e outras
Bitolas:
3, 6, 9, 12, 15, 18 e 25mm
Observações:
Boa estabilidade dimensional, resistente ao empenamento. Ótima usinabilidade. Utilização em ambientes secos.

O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam às da madeira maciça. A maioria de seus parâmetros físicos de resistência são superiores aos da madeira aglomerada, caracterizando-se, também, por possuir boa estabilidade dimensional e grande capacidade de usinagem. As chapas de MDF são fabricadas com diferentes características, que variam em função de sua utilização final. Como exemplo citamos, além das chapas “standard”, as chapas “FR” - resistentes ao fogo e as chapas “MR” - resistentes à umidade, que são usadas em ambientes externos. Existem também chapas de maior resistência mecânica “HD”, fabricadas com maior quantidade de fibras e resinas, o que lhes permite aplicações que requeiram maior resistência à flexão ou ao impacto, como a fabricação de pisos laminados.

MDP
 “Medium Density Particleboard”, ou Painel de Partículas de Média Densidade. Apesar de serem visualmente parecidos, o que podemos dizer é que o MDP é uma Nova Geração de Painéis de Partículas, totalmente distinto do aglomerado de antigamente e com propriedades mecânicas e acabamento superiores. Tanto o MDP quanto o Aglomerado são painéis de partículas, ou seja, são produzidos através da aglutinação de partículas de madeira sobre a ação simultânea de pressão e calor.
Entretanto o MDP possue propriedades superiores derivadas da adoção de modernas tecnologias de produção, softwares de última geração e resinas especiais.
MDP - Características
Aplicação:
Indústria moveleira e instalações comerciais
Dimensões:
183x275cm, 210x275cm e 220x275cm
Bitolas:
9, 12, 15, 18 e 25mm
Observações:
Ótima estabilidade dimensional, resistente ao empenamento. Boa relação custo/benefício. Baixa resistência à umidade. Boa resistência ao arrancamento de parafusos.


OSB
 Produzido a partir de madeira reflorestada, geralmente de Pinus, emulsão parafínica, resinas resistentes à umidade e água, o “Oriented Strand Board” é um painel de madeira composto à partir de três a cinco camadas, dependendo do fabricante, cruzadas de tiras de madeira orientadas, produzido a partir de madeira. No Brasil geralmente são 4 camadas. Segue o princípio do compensado no qual as lâminas torneadas são dispostas perpendicularmente de acordo com a direção das fibras, mas no OSB se utiliza 96% da madeira, na forma de microlâminas, contra 56% do compensado o que permite otimizar o custo do produto, tornando-o ecologicamente mais eficiente.
OSB - Características
Aplicação:
construção civil, indústrias moveleiras e de embalagens, podendo substituir o compensado em algumas aplicações
Dimensões:
122x220cm, 122x244cm e em “tábuas”
Bitolas:
6, 8, 9, 10, 12, 14,15, 18, 20, 22 e 35 conforme os tipos e medidas
Observações:
Mais resistente à umidade, custo/benefício competitivo e ecologicamente mais eficiente. A sua utilização em contrução civil do tipo “Steel Framing” é uma tendência.

TAMBURATO
 Painel estrutural composto, produzido com camadas externas de partículas finas de madeira prensada, com espessura de cerca de 7 mm, e miolo em “Honeycomb” - colméia de papel reciclado. O resultado é um painel para fabricação de móveis robustos, que exigem espessuras grossas, leveza no peso e excelente desempenho. Além de ecologicamente correto, o Tamburato possibilita várias aplicações, acompanhando as tendências mundiais de design de móveis robustos. Em marcenaria aeronautica é usado um tipo de tamburato com colméia de alumínio.


Tamburato - Características
Aplicação:
Móveis, portas e divisórias
Dimensões:
60x275cm, 91,5x275cm, 122x275cm ou ou sob-medida conforme a necessidade.
Bitolas:
40 e 50mm, ou sob-medida conforme a necessidade.
Observações:
Leve, estável, robusto e fácil de transportar. Sua utilização reduz em cerca de 40% o peso de um móvel semelhante fabricado em painel maciço.


PAINÉIS COMPOSTOS
 Paineis compostos atendem algumas necessidades específicas, a exemplo de aglomerados em que são usados como aglomerante o cimento portland ou o gesso, utilizados na construção civil. Entre os diversos tipos destaca-se um tipo de painel multi-sarrafeado de uso muito difundido na construção civil, especialmente em aplicações em ambientes comerciais. O miolo é formado por inúmeras lâminas de madeira revestido em ambos os lados por chapas de fibrocimento. As bordas recebem sarrafos maciços. Antigamente as placas cimentícias tinham amianto adicionadas à sua composição, porém devido à restrições recentes ao uso deste material ele foi substituído por fibras sintéticas, inofensivas à saúde dos que o manuseiam.
Sarrafeado com Placas Cimentícias - Características
Aplicação:
Pisos e divisórias em contrução civil
Dimensões:
120x250cm
Bitolas:
40mm
Observações:
Pesado, elevada resistência mecânica e à umidade, pode receber revestimentos diversos inclusive azulejos e pisos cerâmicos.



CHAPA DURA
 A Chapa-Dura, também conhecida como Chapa de Fibra, é produzida de fibras de madeira assim como o MDF, especialmente madeira de Eucalyptus. As fibras são prensadas à quente por um processo úmido que faz com que os aglutinantes naturais da madeira reajam, formando uma chapa plana e de alta densidade.
Reconhecidas por sua variedade de acabamento e multiplicidade de uso e resistência, as chapas de fibras atendem às exigências de inúmeras aplicações das indústrias moveleira, automobilística, embalagens, bebidas, artefatos de madeira, brinquedos, marcenarias e instalações comerciais.

Chapa Dura - Características
Aplicação:
Fundos de móveis e gavetas, embalagens, artefatos de madeira, brinquedos, marcenarias e instalações comerciais.
Dimensões:
122x275cm, 183x244cm, 183x275cm e 183x305cm
Bitolas:
2,5mm e 3mm
Observações:
Resistente. Alta densidade. Baixo custo comparativo.

BLOCKBOARD
 Fabricado com madeira maciça de reflorestamento ecologicamente correta de pinus, eucalipto ou teca jovem, produzidos com a junção de pequenos pedaços de madeiras maciça ( lamelas ) com cola especial. Alia a beleza da madeira maciça natural com a praticidade do painel industrializado. É sofisticado e diferenciado.







Blockboard - Características
Aplicação:
móveis de alto luxo, marcenaria em geral, para produção de tampos de mesa e armários, prateleiras, gabinetes, objetos decorativos, revestimento de paredes, pisos, janelas, portas, esquadrias etc.
Dimensões:
60x230cm, 80x225cm, 88x225cm, 120x225cm, 183x244cm, 183x275cm e 183x305cm
Bitolas:
16, 20, 21, 27, 34, 35, 45, 50 e 70mm conforme o fabricantes, as dimensões e a madeira – sob consulta
Observações:
Um efeito exclusivo em cada peça


Comments are closed.